quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Programa Eleitor do Futuro incentiva a participação dos jovens do CESFP no processo eleitoral




O programa Eleitor do Futuro que está sendo desenvolvido no C. E. São Francisco de Paula iniciou a semana efetivando o registro de candidaturas, contando com a presença do Excelentíssimo Juiz Eleitoral Dr. Marcelo Feres Bressan e o chefe de Cartório da 130ª Zona Eleitoral de São Francisco de Itabapoana, Jorge Louback. “O Eleitor do Futuro visa mostrar a importância da juventude no processo eleitoral e incentivar a reflexão sobre a necessidade de se pensar a democracia. Daí a importância da participação de todos”, afirmou o magistrado.
Durante a palestra, o magistrado explicou como funciona o processo eleitoral e a separação dos poderes. Ele esclareceu, ainda, quais são os mecanismos que o Estado e a sociedade dispõem para cassar o mandato ou impedir a candidatura políticos com vida pregressa incompatível com o exercício de cargo público. O juiz Marcelo Bressan também falou sobre a importância do voto e definiu a democracia representativa. “Políticos são representantes do povo. Eles são eleitos para trabalhar a nosso favor. Com o voto, damos ao nosso candidato o direito de atuar em nosso nome nas decisões políticas”, afirmou.


As diretoras do Colégio Estadual São Francisco de Paula, Silvana Rosa Netto, Izabel Cristina Ribeiro de Souza e Eliana Lemos Monteiro Pinheiro estão empenhadas no projeto, fazendo um trabalho sério a fim de contribuir para a difusão de informação no exercício da cidadania dos alunos.
A escolha dos candidatos do Colégio Estadual São Francisco de Paula ocorreu no mês de agosto. No dia 18 de setembro, às 9h, será dado início à segunda etapa do projeto, que consiste em uma eleição simulada. Nesse dia, haverá um debate entre os alunos-candidatos, que formarão chapas representando direitos fundamentais consagrados na Constituição da República. A votação simulada está prevista para ocorrer no dia 09 de outubro, às 9h.  
O programa inclui a distribuição de cartilhas sobre cidadania aos estudantes e a realização de um processo eleitoral completo na escola, desde o registro de candidaturas, campanha eleitoral, propaganda e eleição (por meio de urnas eletrônicas) até a diplomação dos eleitos. 
Além de participarem como candidatos, representando os partidos fictícios, os estudantes também participam da simulação como eleitores, fiscais de partidos e mesários no dia do pleito. Os estudantes recebem treinamento para atuarem como mesários e a votação é realizada por meio de urnas eletrônicas, onde a matrícula do aluno substitui o número do título de eleitor.
O objetivo do Eleitor do Futuro é incentivar a participação mais efetiva, livre e consciente dos jovens no processo eleitoral brasileiro. 
















Visite o site do TRE-RJ:
http://www.tre-rj.jus.br/site/noticias/jsp/noticia.jsp?id=96732&sessao=0.9029148699286516

Um comentário:

  1. Estou orgulhosa de vocês , para aqueles que já são eleitores saibam escolher bem seus candidatos e pra os que ainda não votam , que este projeto que é apenas uma simulação , possa ser útil para quando escolherem seus representantes ! Estou torcendo por vocês , e que vença o melhor ...

    Um abraço :D

    ResponderExcluir