quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aluno do CESFP é destaque no Globoesporte.com

Ciclista do Rio se divide entre treinos, escritório e plantação de abacaxis


30/11/2012 16h19 - Atualizado em 30/11/2012 16h20

Após ser atropelado e abandonar disputa das Olimpíadas Escolares de 2011, Gustavo Araújo busca bom resultado na prova de estrada pela etapa nacional

Por Ana Carolina Fontes Direto de Cuiabá, MT 


Estudar, trabalhar como office boy em um escritório de contabilidade, treinar e ainda ajudar o pai, agricultor, em uma plantação de abacaxis. Essa é a rotina semanal de Gustavo Araújo, destaque da equipe de ciclismo do Colégio Estadual São Francisco (RJ), nas Olimpíadas Escolares, que estão sendo realizadas até o dia 8 de dezembro, em Cuiabá (MT). Sétimo colocado no contrarrelógio da etapa nacional, o jovem de 17 anos busca uma medalha na prova de estrada, neste domingo, às 9h, na Av. Beira Rio. Gustavo pratica o esporte há 10 anos, mas treina e compete com uma bibicleta emprestada de um amigo do técnico, Marcos Coutinho, porque não tem recursos para comprar uma nova. Como estuda de manhã e trabalha à tarde, se dedica às pedaladas apenas à noite - aos finais de semana e feriados, o ciclista vai para a plantação, a 50km de Campos (RJ).
- Depois de ir à escola, vou trabalhar como office boy no escritório e faço tudo de bicicleta, é o meu meio de transporte. À noite, vou pedalar na rodovia Afonso Celso e, nos fins de semana, ajudo o meu pai na plantação de abacaxis, é um serviço bem pesado. Meu sonho é me tornar um ciclista profissional, mas, se não der certo, gostaria de seguir na área de contabilidade, um assunto que me interessa - contou  o atleta, que deu os primeiros passos no esporte no mountain bike.

Gustavo treina para a prova de contrarrelógio nas Olimpíadas Escolares em Cuiabá (Foto: Ana Carolina Fontes)


Natural da cidade de São Francisco de Itabapoana, a 368 km da capital fluminsense, ele conta que adora tocar guitarra nas horas vagas.
- Meu hobby é a guitarra, instrumento que eu aprendi sozinho, pesquisando na internet. Comecei no violão e depois eu mudei, costumo tocar com os meus amigos Felipe, Denilson e Alan na Igreja Batista da minha cidade. A gente toca gospel, mas eu gosto mais de reggae. Não tenho uma banda, toco apenas por diversão, meu foco mesmo é o ciclismo.
Gustavo estava ansioso pela sua estreia nas Olimpíadas Escolares. No ano passado, o ciclista foi atropelado por um ônibus, sofreu algumas escoriações e precisou abandonar a disputa. Campeão do Rio de Janeiro na etapa estadual do torneio estudantil, o ciclista passou um sufoco antes de ir a Cuiabá, sede da fase nacional. Sem dinheiro para ir até a capital carioca pegar o avião, ele e o técnico ganharam as passagems de um militar, um dia antes do embarque.


Gustavo faz sinal de positivo na Av. Beira Rio, onde serão as disputas (Foto:Ana Carolina Fontes)


- Conseguimos as passagens na última hora, graças ao Tenente Reis. Falta incentivo e apoio financeiro ao ciclismo brasileiro. Conseguimos as camisetas para o evento com a prefeitura de Campos, a bicicleta é emprestada e as rodas são do meu treinador.
Em sua terra natal, Gustavo treina ao lado dos irmãos Fabiele e Fabiano Mota, atual líder e terceiro colocado do ranking nacional de estrada, respectivamente, pelas ruas da cidade.
- O Fabiele e o Fabiano são bem legais, eles sempre me dão conselhos e dicas, dizem para eu treinar e me dedicar em busca do sonho de me tornar um atleta profissional, assim como eles.


Fonte: http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/11/ciclista-do-rio-se-divide-entre-treinos-escritorio-e-plantacao-de-abacaxis.html
 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário