quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Trabalhando a motricidade - Crianças Autistas e com Síndrome de Down




 
É muito comum encontrar nas escolas crianças com transtornos psicomotores. Crianças que não conseguem segurar o lápis corretamente, letra é ilegível, algumas escrevem com tanta força que chegam a rasgar a folha, ou escrevem tão clarinho que não dá pra ler, outras não entendem o que é direita e esquerda e muitos outros problemas. Atividades psicomotoras podem ajudar estas crianças a amenizar estes problemas. Incentivar a motricidade fina da criança pode ser feita tanto na sala de aula pelo professor quanto nas intervenções psicopedagógicas. Nesta dica utilize um prego de tamanho grande para fazer os furos em um papelão ou papel cartão, use também linhas coloridas pode ser lã ou outra linha e para servir de agulha use um material de plástico ou você pode usar um palito de dente, amarre a linha em uma das pontas e use a outra como agulha.

Outra dica de como usar esta atividade é usá-la com adultos. Muitos adultos depois de AVC, acidentes automobilísticos, sem falar nas doenças degenerativas que comprometem profundamente a parte motora do indivíduo precisa ser estimulada constantemente. Além de que esta atividade estimula a arte e pode até se transformar em uma fonte de renda.

Valorizar a atividade depois de pronta é uma parte muito importante e deve servir de avaliação. Pergunte a seus alunos o que eles acharam, se gostaram, o que fariam diferente, depois pegue todos os resultados e monte quadros com molduras de EVA e decore sua sala além de ficar lindo, vai valorizar o trabalho dos seus alunos, eles vão se sentir valorizados e isto terá reflexo em sua autoestima.
                                                     

Atenção, alunos do Curso Normal!



Sempre que possível, iremos postar algumas dicas pedagógicas para auxiliar nossos alunos do Curso Normal, a fim de enriquecer a prática docente.

Fiquem atentos!


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Programa Eleitor do Futuro faz eleição simulada no Colégio Estadual São Francisco de Paula



O Programa Eleitor do Futuro, idealizado pelo TRE/RJ teve sua segunda e ultima  etapa realizada no Colégio Estadual São Francisco de Paula, no Município de São Francisco de Itabapoana, sob a coordenação da 130ª Zona Eleitoral na manhã da última quarta-feira, (16/10). O evento que simulou um processo eleitoral com apresentação de propostas e debates entre alunos-candidatos e votação em urna eletrônica. O debate foi intermediado pelo chefe do Cartório Eleitoral Jorge Louback. Apesar de fictícia, a eleição aconteceu seguindo os tramites de uma eleição normal, inclusive com a “prisão” de alunos que faziam boca de urna. 
O Programa tem por objetivo incentivar a participação de jovens e adolescentes no processo eleitoral, por meio de diferentes atividades e, em São Francisco de Itabapoana, além da presença maciça dos estudantes do CESFP, contou com a participação, também, do juiz responsável pela Comarca local, Marcelo Feres Bressan, da Promotora de Justiça do município, Juliana Gomes Viana, do chefe do Cartório Eleitoral, Jorge Louback, do prefeito Pedrinho Cherene, do vice-prefeito Amaro Barros, o presidente da Câmara Claudinho Viana e demais vereadores.




Abordando temas como saúde, trabalho, educação, acessibilidade, esporte e lazer, os quatro candidatos foram sabatinados pelos colegas a respeito dos temas apresentados. As propostas dos colegas que foram debatidas durante o encontro, serão inseridas em um documento que será entregue aos poderes executivo e  legislativo, que terão suas reivindicações analisadas pelo prefeito Pedrinho Cherene e o trabalho do “Presidente do Colégio” será  acompanhado pela justiça eleitoral.

 Assim que terminou o processo de votação, com direito a título de eleitor, mesários, fiscais e votação nas urnas eletrônicas em cabines semelhantes as das eleições convencionais, foram totalizados os votos, que apontaram a vitória de João Victor Barreto Pinheiro, aluno da 1ª série de Formação Geral do Ensino Médio.

A equipe gestora formada por Silvana Rosa Netto, Izabel Cristina Ribeiro de Souza e Eliana L. Monteiro Pinheiro destaca a importância da presença dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo dentro da Unidade Escolar participando de um Programa que estimula o exercício da cidadania.

Segundo o Juiz Marcelo Feres Bressan, o principal objetivo do projeto é fomentar o debate sobre a democracia e a importância da juventude neste contexto “é preciso que a juventude participe, opine e crie uma consciência estruturada do que representa um processo eleitoral” Afirmou o magistrado. Em seus discursos a promotora Juliana Viana, o prefeito Pedrinho Cherene e o Presidente da Câmara Claudinho Viana destacaram a importância da democracia, e da aproximação da juventude nesse processo.

Confira no site da SEEDUC:

http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/nas_escolas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=12984

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/nas_escolas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=12985